Setembro amarelo: dinâmicas sobre emoções aconteceram no HAS

O setembro amarelo no HAS, mês de prevenção ao suicídio, foi marcado atividades lúdicas que aconteceram entre os dias 21 a 30. Conduzido pelas Psicólogas Aline Wernech e Débora Costa, em conjunto com a Assistente de Gestão de Pessoas, Ingrid Gonçalves a dinâmica inspirada no filme Divertidamente abordou, em cada setor do hospital, emoções comuns de se sentir no dia-a-dia. E para encerrar as ações teve a exibição no auditório, do filme Divertidamente para os colaboradores do hospital.
O filme Divertidamente foi utilizado como gancho para que cada funcionário falasse de suas emoções naquele momento. A animação mostra de forma lúdica a importância de todas as emoções na nossa vida. Os personagens do filme são: a Raiva, o Nojinho, a Alegria, o Medo e a Tristeza. Por isso, cada pessoa escolhia um personagem que a representasse no dia e aprendiam sobre a importância de se buscar ajuda médica ou psicológica sempre que necessário: “É possível ajudarmos a prevenir o suicídio. É importante estarmos atentos aos sinais, que dentro de um contexto na vida do indivíduo, podem servir de alerta e pedido de socorro”, diz a psicóloga Aline
Encerrando o mês e as atividades do Setembro Amarelo o filme Divertidamente foi exibido para os colaboradores, “foi bom porque a gente dá uma descontraída e fica mais tranquilo. É tanta correria que as vezes a gente esquece que é importante parar!”, conta Carlos Alberto da Silva, Vigia do hospital, que participou da sessão.