Janeiro Branco - Os cuidados com saúde mental têm sido uma prioridade para você?
Os cuidados com saúde mental têm sido uma prioridade para você?
O mês de janeiro marca o início de um novo ciclo, por isso, é comum que as pessoas estejam mais propensas a pensarem sobre a vida, suas as relações sociais, condições financeiras e saúde de uma forma geral. Culturalmente e simbolicamente, os inícios nos fazem traçar novos objetivos, como uma tela em branco, pronta para novos acontecimentos. O Janeiro Branco ressalta que os cuidados com a saúde mental e sentimentos devem ser prioridade.
A campanha, criada em 2014, traz conscientização e combate tabus ligados ao tema. O psicólogo Jonas Azevedo, da clínica Desenvolver (@desenvolver.uba), acredita que a difusão de conhecimento neste período pode ser uma ferramenta importante para servir pessoas que estejam enfrentando alguma questão emocional. Para ele, é extremamente necessário \"entender que adoecer mentalmente não é nenhum sinal de fraqueza ou de inferioridade e não é preciso ter medo ou vergonha de falar sobre suas emoções e sentimentos\".
Praticar atividade física, manter uma rotina de sono adequada e reservar tempo para o lazer, para família, amigos e para desenvolver sua fé e outras atividades que lhe tragam prazer são práticas fundamentais, de acordo com o psicólogo, que ressalta a importância da busca por ajuda profissional.
O Hospital Albert Sabin demonstra seu apoio ao #JaneiroBranco.