Horários de visitas

Evento Melhores Práticas Assistenciais: Eventos Adversos encerra o mês de outubro com chave de ouro no HAS


Evento Melhores Práticas Assistenciais: Eventos Adversos encerra o mês de outubro com chave de ouro no HAS

O Evento Melhores Práticas Assistenciais promovido pelo Núcleo de Segurança do Paciente abordou, neste mês, os Eventos Adversos. Com dois dias de palestra, nos dias 28 e 29, o evento foi conduzido por apresentações das Enfermeiras da Qualidade, Livia Faraco e Mariana Reis, da Gerente de Gestão Estratégica de Pessoas, Raquel Oliveira, da Analista de Gestão de Pessoas, Ingrid Gonçalves, e da Assistente de Gestão de Pessoas, Carla Alvarenga.

Os eventos adversos são complicações indesejadas decorrentes do cuidado prestado aos pacientes, não atribuídas à evolução natural da doença de base. Eles constituem, atualmente, um dos maiores desafios para o aprimoramento da qualidade na área da saúde, afetando, em média, 10% das admissões hospitalares. Por isso, a importância de sempre alinharmos nossos cuidados e protocolos com a equipe, a fim de orientá-los a prevenir tais imprevistos e prepará-los para os procedimentos diante de um caso, ressaltando a importância das notificações de falhas de processo, sugestões e eventos.

Na oportunidade, as equipes presentes puderam analisar um evento adverso fictício pela perspectiva do profissional de saúde, e depois, pela perspectiva do paciente. Com uma visão ampla do caso, foi possível observar os impactos gerados pelo incidente de uma forma geral – que refletem tanto na vida do paciente e de toda a sua família, quanto na vida do profissional envolvido. Por isso, o evento também destacou a importância do cuidado à segunda vítima, explicando a abordagem da equipe de RH e Psicologia. O projeto “Lado a Lado”, criado pela equipe de RH para estar mais próximo aos colaboradores, com todo o suporte necessário, também foi apresentado. 

O evento foi um sucesso e contou com diversos profissionais da assistência, que puderam acompanhar também a transmissão online. O HAS empenha-se constantemente para criar um ambiente acolhedor e agradável para os colaboradores e, principalmente, para oferecer uma assistência de qualidade a todos, porque para nós, o que faz a diferença são as pessoas.

Galeria de fotos


    ...

CONVÊNIOS CREDENCIADOS

    sabinjf.com.br            SABINJF            @SABINJF


    Veja nossa Política pública de Proteção de Dados.

    Contatos

    Dúvida ou informações, favor entrar entrar em contato por um dos e-mails abaixo

    OUVIDORIA: sac@sabinjf.com.br

    COMUNICAÇÃO: comunicacao@sabinjf.com.br


    Dr. Edgar Carlos Pereira, 600 - Santa Tereza,
        Juiz de Fora - MG, 36020 - 200

    Acesse os horários e itinerário de ônibus