Horários de visitas

Hospital Albert Sabin realiza ação de conscientização no Dia Mundial de Higienização das Mãos


Hospital Albert Sabin realiza ação de conscientização no Dia Mundial de Higienização das Mãos

No dia 5 de maio, no qual o mundo todo comemorou o Dia Mundial de Higienização das Mãos, a equipe da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Hospital Albert Sabin realizou uma ação de orientação e prevenção nas unidades fechadas (CTI ´s Adulto e Neurológico, UTI Neonatal e Pediátrica e Unidade Coronariana), utilizando um equipamento especial com luz negra que revela todas as sujidades invisíveis a olho nu. Na segunda e na terça que vem, a iniciativa continua nas unidades abertas.

A data, definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), tem o objetivo de propor mais atenção dos profissionais de saúde e população em geral para o cuidado com a lavagem correta das mãos, principalmente em ambientes hospitalares em que há pacientes com baixa de imunidade. Em 2017, o tema da campanha mundial \"Salve vidas: higienize suas mãos\", estimulado pela OMS e apoiado pela Anvisa, é \"Luta contra a resistência microbiana: está em suas mãos\".

O equipamento utilizado no Hospital foi cedido pela empresa B. Braun Brasil e, associado a um álcool com compostos especiais, revelava todos os micro-organismos presente nas mãos, surpreendendo a todos os colaboradores que participaram da ação. A enfermeira responsável pela CCIH do Albert Sabin, Tatiane Rodrigues, ressaltou que o equipamento reforça a importância de se lavar muito bem as mãos, ato complementado pelo uso correto do álcool. \"Naturalmente, temos micro-organismos que vivem em nossa pele, mas, com a higienização adequada, evitamos levar contaminação para os pacientes e para nossa casa\", ressaltou.

Só em fevereiro deste ano foram registradas cerca de 300 mil internações em hospitais na região Sudeste, segundo dados do Datasus. A estimativa é que cerca de 10% desses pacientes contraíram algum tipo de infecção durante o período de internação, situação que poderia ser evitada com uma atitude simples: a higienização correta das mãos.


CONVÊNIOS CREDENCIADOS

    sabinjf.com.br            SABINJF            @SABINJF


    Veja nossa Política pública de Proteção de Dados.

    Contatos

    Dúvida ou informações, favor entrar entrar em contato por um dos e-mails abaixo

    OUVIDORIA: sac@sabinjf.com.br

    COMUNICAÇÃO: comunicacao@sabinjf.com.br


    Dr. Edgar Carlos Pereira, 600 - Santa Tereza,
        Juiz de Fora - MG, 36020 - 200

    Acesse os horários e itinerário de ônibus