Novo Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) foi produzido internamente pela Gestão Ambiental
O Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) foi produzido, pela primeira vez, pelo setor de Gestão Ambiental do HAS. A responsável pelo setor, Weibel Lorenzetto Ortega, foi a técnica encarregada pela elaboração do documento, que antes, era produzido de forma terceirizada.
O PGRSS é um documento com validade de dois anos, que é elaborado a partir de um diagnóstico dos resíduos gerados na instituição. Através dele é possível demonstrar a capacidade de uma gestão de resíduos eficaz, com ações relativas ao manejo, fluxos de segregação, acondicionamento, coleta, transportes, tratamento e disposição final dos resíduos de forma ambientalmente correta, conforme previsto na PNRS (Política Nacional Resíduos Sólidos).
Visando o cuidado com o colaborador, com o meio ambiente e com a saúde pública, o PGRSS é um programa integrante do processo de regularização do Hospital Albert Sabin enquanto estabelecimento gerador de resíduos de saúde, conforme RDC n°222/2018 e PNRS. Todas as alterações administrativas, como fluxos, horários, espaço físico adaptado, entre outras, devem ser protocoladas na Semaur.