Hospital Albert Sabin implanta novas regras para prescrição médica
Na próxima segunda-feira, dia 3 de abril, entrará em vigor o novo sistema de prescrição médica do Hospital Albert Sabin. A iniciativa tem como objetivo proporcionar ainda mais segurança e comodidade aos profissionais e aos pacientes.
De acordo com a Responsável Técnica da Farmácia, Nivia Ferreira de Sá, a principal mudança que a normatização irá trazer será com relação aos parâmetros de frequência da prescrição da medicação e dos cuidados com o paciente. As medicações deverão ser prescritas apenas em horários pares, em períodos pré-definidos no sistema, porém disponíveis em vários padrões e possibilidades que contemplam toda rotina médica.
Outra mudança significativa será a definição do horário de 14 horas como horário de validade administrativa das prescrições, ou seja, após a prescrição, o médico terá até 14 horas do dia seguinte para renová-la ou alterá-la. Caso haja alguma intercorrência que não permita que este horário seja cumprido, excepcionalmente, um médico hospitalista irá renovar a prescrição até que o médico assistente possa reavaliar o paciente. Todas as alterações serão comunicadas à Direção Clínica.
A normatização da prescrição médica vem sendo elaborada há seis meses pela Comissão de Logística. O tema foi amplamente discutido e avaliado pela Diretoria Administrativa e por representantes das áreas médica, Almoxarifado, Compras, Contas Médicas, Farmácia e Tecnologia da Informação do Hospital. Desta forma, foi possível desenvolver um sistema amplo, bastante intuitivo e de fácil preenchimento.
Caso tenha alguma dificuldade com a prescrição no sistema, procurar os Farmacêuticos, os Gerentes de Contas Médica e de Tecnologia da Informação para um rápido treinamento.